Publicidade

Publicidade
Publicidade

Governadora Fátima recebe comitiva chinesa para discutir parcerias na área da agricultura

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta terça-feira (30) uma visita de cortesia de uma comitiva chinesa para discutir possíveis parcerias na modernização da agricultura potiguar. A reunião tratou sobre a abertura de intercâmbio acadêmico com o país asiático e investimentos na indústria de máquinas agrícolas.

Os asiáticos também participam esta semana do evento da Parceria Brasil-China, que acontece até 02 no Rio Grande do Norte, com seminários, cursos e entrega de maquinário para uso de agricultores do município de Apodi.

A comitiva chinesa está no Rio Grande do Norte desde o dia 25. A cooperação Brasil-China, evento fruto de uma parceria do Consórcio Nordeste com a Universidade Agrícola da China, foca em atividades para a mecanização da agricultura — área em que o país asiático possui expertise. O último dia de atividades, em Apodi, terá a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

“A cooperação Brasil-China Nordeste com a Universidade Agrícola da China é um passo significativo para avançarmos em um tema crucial para o Brasil e, especialmente, para o Nordeste Brasileiro: a agricultura familiar. Toda essa agenda está voltada para a mecanização agrícola. A importância desta parceria com o Rio Grande do Norte e o Consórcio Nordeste é inegável”, comemorou a governadora.

Durante o encontro, representantes da Universidade Agrícola da China (CAU) e do Instituto Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB) discutiram a abertura de intercâmbio acadêmico com instituições de ensino do Rio Grande do Norte e do Nordeste.   

A professora Yang Minli, da Universidade Agrícola da China, ressaltou a importância da parceria com as instituições de ensino do Nordeste. “Desejamos explorar novas formas de parceria, especialmente no campo tecnológico, permitindo o intercâmbio de ideias e estudantes”, disse.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, destacou que o evento desta semana é um “ato histórico” para o fortalecimento da atividade agrícola em pequenas propriedades rurais do Rio Grande do Norte. A Parceria Brasil-China busca aumentar a produção local de milho e arroz em pelo menos 20%. “As máquinas já chegaram para celebrarmos o estreitamento dessa cooperação entre Brasil e China, liderada pelo governo do Estado e pelo Consórcio Nordeste”, disse.

As empresas Zhejiang Sifang Group e Debont Corp fizeram a cessão de máquinas de teste para a fazenda de demonstração, tais como semeadoras de milho, tratores de duas rodas e respectivos implementos de apoio, tratores de esteira e colheitadeiras de arroz.

Durante a reunião, representantes das empresas receberam informações sobre os projetos de incentivos fiscais do Rio Grande do Norte. 

A agenda desta terça-feira (30) teve a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, do secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, além de representantes do Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)e de empresários chineses.

FOTOS: Carmem Félix/Assecom-RN


 

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

Publicidade

RN em Pauta no Twitter em tempo real

Postagens mais visitadas

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Clique para entrar em contato

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncio

Anuncio

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Visualizações Online

Postagens Recentes