Publicidade

Publicidade
Publicidade

Governo do RN participa de instalação Câmara Temática de Políticas para as Mulheres do Consórcio NE

Nesta sexta-feira (23), a secretária Olga Aguiar e a subsecretária de Políticas para as Mulheres da Semjidh, Wanessa Fialho, participaram da instalação da Câmara Temática de Políticas para as Mulheres do Consórcio Nordeste, em Recife/PE. A ocasião contou com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além de todo o secretariado de mulheres da região Nordeste e figuras políticas pernambucanas.

Para marcar a abertura do evento, aconteceu a transmissão da mensagem da governadora Fátima Bezerra, a qual destacou o compromisso, enquanto presidenta do Consórcio Nordeste, em avançar as políticas públicas voltadas para a proteção e defesa da vida e dos direitos das mulheres.

“Essa câmara temática será mais uma instância importante para fortalecer nossa luta por um mundo de paz e justiça social. E é necessária muita unidade para que nós possamos avançar no combate no enfrentamento à misoginia, ao machismo e a todo tipo de violência, preconceito e discriminação contra as mulheres.”, disse a governadora.

“Precisamos amadurecer e consolidar essas conquistas em um país em que quem teve a maior perda de direitos foram nós, mulheres. A gente tem obrigação de fazer essa câmara acontecer.” finaliza a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Para a secretária Olga Aguiar, a instalação da câmara marca o fortalecimento da luta das mulheres. “Esperamos que o êxito chegue para que todas as mulheres tenham direito à vida, à justiça e à dignidade. É essa luta que historicamente todas nós corroboramos e que uma hora vai acontecer”, declara a secretária.

As Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste têm como finalidade articular pactos entre os Estados consorciados e formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação de políticas públicas, trocando experiências exitosas e casos de sucesso entre os estados.

Além de se constituir como um espaço de reflexão e articulação política e técnica, a Câmara servirá para elaborar propostas voltadas para as mulheres do Nordeste.

Foram empossadas como Coordenadora Política, a governadora de Pernambuco Raquel Lyra e como coordenadora técnica, a secretária de mulheres de Pernambuco, Mariana Melo.

Na ocasião, ficou acordado que a câmara irá se reunir mensalmente a fim de levantar discussões acerca das políticas públicas assertivas para as mulheres de todo o Nordeste. 

DADOS NO NORDESTE

As mulheres são maioria no Nordeste, sendo 51,8% da população. Elas também chefiam mais da metade dos domicílios nordestinos – 53,04%.

Apesar da taxa de analfabetismo da população feminina ser menor que a dos homens – 10,5% contra 13,1% -, a taxa de desocupação das mulheres no Nordeste é 12,8%, maior que a dos homens, que é 8,7%. Outro dado que chama a atenção é que os domicílios chefiados por mulheres são os que possuem maior índice de Insegurança Alimentar moderada e grave.

Quanto à incidência de violência de gênero no Nordeste, o número de mulheres vítimas de ameaças cresceu 15,8%, e o número de estupros cresceu 22,9% entre 2021 e 2022. Já o número de vítimas de feminicídios diminuiu em 11 ocorrências na região.

Ainda, a inserção da mulher na política avançou, mas ainda é bem menor que a proporção de homens. Dentro desses dados, das 27 unidades federativas do Brasil, apenas duas são governadas por mulheres – ambas no Nordeste (PE e RN).

Os dados foram coletados do IBGE-PNAD (tanto de 2021, quanto de 2022 e 2023). Também do II VIGISAN – SA/IA (2021 e 2022); do Fórum Brasileiro de Segurança Pública/Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023; e da Agência Senado, Justiça Eleitoral e sites da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

FOTOS: Hogla Geovanna/SEMJIDH-RN.

 

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

Publicidade

RN em Pauta no Twitter em tempo real

Postagens mais visitadas

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Clique para entrar em contato

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncio

Anuncio

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Visualizações Online

Postagens Recentes