Publicidade

Publicidade
Publicidade

Distribuidoras do Nordeste pleiteiam gás natural e biometano nos data centers “verdes”

 

Os diretores-presidentes das distribuidoras de gás natural da região Nordeste (Potigás, Bahiagás, Algás, Cegás, Pbgás e Sergás) elaboraram uma carta conjunta ao Ministério de Minas e Energia (MME) para que o combustível seja incluído no decreto que está sendo elaborado para regulamentar a construção de data centers “verdes” no país. A medida foi tomada em reunião do Consórcio Nordeste realizada na semana passada em Salvador/BA.
O decreto em edição pelo MME inclui o abastecimento dos data centers (grandes instalações dedicadas ao processamento de dados e inteligência artificial) por energias solar e eólica. O pleito das distribuidoras do Nordeste destaca as limitações das matrizes renováveis e a segurança, estabilidade e previsibilidade ofertada pelo gás natural, que pode atuar como uma fonte de backup essencial para as fontes renováveis intermitentes. Além disso também leva em consideração ser o gás natural considerado como energia de transição, já que o menos poluente dentre os combustíveis fósseis.
“Os data centers são estruturas que necessitam de fornecimento contínuo e estável de energia. O gás natural e biometano oferecem esse suprimento constante, independentemente das condições climáticas, sem os problemas de oscilação típicos das fontes renováveis como períodos de chuvas intensas ou ausência de ventos que comprometem a geração de energia eólica e solar. Alguns estados já sofrem com redes elétricas fragilizadas que podem ser ainda mais comprometidas com a integração excessiva de energia intermitente”, afirma Marina Melo, diretora-presidente da Potigás.
O decreto do MME tem como objetivo reduzir os custos de manutenção das estruturas e atrair investimentos de grandes empresas. Com a medida, o investimento em equipamentos e redes necessários para o fornecimento será realizado pelo Executivo, atraindo as empresas para a construção dos datas centers no país.
Acesse: www.potigas.com.br ou ligue 3204-8500 


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

Postagens mais visitadas

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Clique para entrar em contato

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Anuncio

Anuncio

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Visualizações Online

Arquivo do blog

Postagens Recentes